Páginas

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sobre canteiros, sementes e flores... Ou apenas, a opinião alheia.


Sobre canteiros, sementes e flores...Ou apenas, a opinião alheia.


Observo sempre o quanto as pessoas sofrem, se magoam, muitas vezes se irritam com o que as outras pessoas dizem sobre elas. As opiniões e os palpites têm o poder de tirar do sério a mais calma das criaturas. Queremos  mudar a opinião do outro,  provar que não é bem assim, que não somos assim, que aquela opinião não corresponde com a nossa realidade. Enfim, enquanto podíamos viver outras histórias, ficamos ali, presos à opinião alheia, remoendo. Mas vivo um aprendizado que tem salvado os meus dias, tem me feito muito mais leve e feliz. E pensei  em uma analogia que me parece adequada para transmitir a forma como lido com as opiniões alheias.
Nossa vida é o nosso jardim, nós somos os responsáveis por cuidar e por selecionar  tudo que ali será plantando.  E temos dois grande canteiros,  os canteiros que irão definir como será o nosso jardim. Esses canteiros são o nosso mental, e o nosso emocional. E é aqui que primeiro plantamos as sementes que escolhemos, é aqui que elas crescem,  se fortificam, e faz o nosso jardim como ele é. Muitas vezes recebemos das pessoas próximas,  várias sementes, que elas julgam  adequadas para o nosso jardim.  São ofertas que as pessoas realmente acreditam que ficarão bem em nosso jardim. Mas como eu cuido do meu jardim, só eu posso escolher o que ali plantar e cultivar.  Não posso impedir que as outras pessoas me ofereçam sementes. Sementes que, de onde elas olham, parecem boas para o meu jardim. Mas só eu, que tenho a visão geral desse jardim, posso decidir isso.
É isso, eu sei a minha verdade, e  basta. Querer que o outro veja como eu, é perda de tempo.  Isso me desgastará, e enquanto perco o meu tempo explicando porque aquelas sementes não  me servem, o meu jardim está murchando, e essas sementes irão se fortalecendo, e invadindo meus principais canteiros...
O que devemos fazer então?  O que fazemos quando recebemos um presente, mesmo quando ele não é o que gostaríamos? Recebemos, com alegria, ou no mínimo, com respeito. Agradecemos por aquela semente. E  a guardamos em uma gaveta de coisas que não nos servem nesse momento. Sim, porque hoje aquela semente pode não servir agora, mas em algum momento pode nos ser útil. E em seguida voltamos a cuidar do nosso jardim, sem nos alterar. Sem mudar nossas emoções e pensamentos.
Há uma frase de Aristóteles  que  diz o seguinte: “ É característica de uma mente evoluída  ser capaz de considerar um pensamento sem o aceitar.” 

Cuide do seu jardim, cultive apenas aquilo que o fará mais forte e belo, tenha a sabedoria de identificar quais sementes lhe servem, e o não maltrate com sementes que não lhe são úteis. 

8 comentários:

  1. Sil, que lindo!!!! É bem isso mesmo, nós decidimos como será nosso jardim, podemos escolher em ter belas flores ou apenas sementes que não agregam nada. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Van! Pelo comentário, e pela visita. Ainda esperamos a visita de vocês. Bj!

      Excluir
  2. Saudades dos seus textos. Obrigado por compartilharmos os jardins. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Realmente muitos problemas surgem do fato de levarmos julgamentos do outro à nosso jardim, porém, algumas vezes, mesmo que nos incomode, o jardim precisa de tal semente. O próximo também é nosso espelho, devemos vigiar para sabe o que cultivar ou não, para que, no final, não fiquemos com o sentimento de culpa e nem nos fechemos para o novo. Como você disse: "aquela semente pode não servir agora, mas em algum momento pode nos ser útil".
    Parabéns pelo texto!

    Talles ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talleco, obrigada pelo carinho. O uso dessa semente é tema para outro texto... Rsss... Bj!

      Excluir
  4. Eaai blz??voltei,vir visita denovo,como eu gosto de comentar vamos la...Li esse post umas 4,5 vez,o blog é bom demais,precisar nem falar nada,alguns amigos me recomendaram,Dizem que existe Rastreador de celular. Achei este link http://www.rastreador1.com/rastreador_de_celular_rastreador_gps_autotracker.php na net e gostaria de saber se alguém pode me dar referência?

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer parte deste meu mundo particular!